Como limpar o nome no SPC

Nada mais triste e frustrante pode acontecer na vida de uma pessoa que por alguma razão financeira teve seu nome incluído na lista de devedores do Serviço de Proteção ao Credito (SPC). A falta de credito na praça proporciona uma dificuldade imensa na vida de uma pessoa que está com o nome sujo.


Você não sabe mais diversas empresas consultam até o SPC e SERASA para saber se o candidato a vaga, tem o nome na lista de devedores. Não que isso seja levado em conta por todas elas, mas a grande maioria opta por contratar para seu quadro de funcionários apenas pessoas que estão com o nome limpo na praça.

Veja de uma forma simples na lista abaixo o que uma pessoa que tem o nome sujo pode perder por conta disso.

Como limpar o nome do SPC

Não existe segredo para que isso aconteça a formula é simples. Para limpar o nome no SPC é necessário que você pague o debito existente. Somente após isso seu nome será excluído da lista de devedores. Entretanto, existem alguns pontos que poderão ser fundamentais para seu nome fique limpo. 

Limpar o nome rápido no SPC?

Para que seu nome saia rapidamente da lista de clientes não pagantes, “caloteiros”, devedores. Basta que você entre em contato com a empresa qual está devendo e peça caso não tenha condições de pagar uma redução no valor dos juros cobrados para que você quite o debito.
  • Pague a vista. Pagando a divida toda de uma só vez, o seu nome sairá rapidamente do banco de dados do serviço de proteção ao credito. Pagando a vista o seu nome estará limpo em até 5 dias uteis. 
  • Negocie a divida. Normalmente lojas, bancos, financeiras de cartões de credito, operadoras de telefonia e internet, optam por terceirizar a cobrança da divida a empresas que fazem a cobrança. Na maioria dos casos, negociar o débito é a melhor maneira de limpar o nome rápido. 
  • Aguardar 5 anos. Sim, isso mesmo, se você teve ou tem uma divida inclusa no SPC nos últimos 4 anos, poderá aguardar a exclusão do mesmo, Se a dívida já estiver prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro restritivo por dívida prescrita.

Quanto tempo leva para meu nome sair do SPC?

Vale lembrar que negociando a divida seu nome será parcialmente excluso da lista de devedores. Essa exclusão parcial ocorre até 72 horas depois de confirmado o pagamento da primeira parcela da negociação e poderá voltar a qualquer momento caso deixe de pagar em dia as parcelas.

~> Veja como regularizar seu CPF

Tenha muito cuidado quando negociar uma divida, opte por parcelas que realmente caibam dentro do seu orçamento, pois uma vez quebrado o acordo feito a divida volta a existir com o valor normal e corrigido. E as parcelas que você já pagou não serão consideradas como pagas e o seu nome voltará a fazer parte da lista de devedores.