Comprovante de situação cadastral do CPF como tirar

Todo e qualquer cidadão brasileiro deve estar atento no que se diz respeito a situação do seu CPF perante a Receita Federal. Uma das formas mais corretas de se fazer isso é ter em mãos uma segunda via da situação cadastral do CPF


O documento que comprova que seu CPF está regularizado é exigido em quase todos os órgãos públicos e privados a exemplo: banco, lojas, fóruns entre outros.

Acontece que nem todo mundo tem facilidade em tirar na internet o comprovante de situação cadastral do CPF. Pensando nisso, disponibilizamos para você esse passo a passo e nele você vai aprender como se tira o comprovante de CPF.

~> Como fazer CPF grátis pela internet

Iniciando o nosso guia, acesse o seguinte endereço clicando no link abaixo para ser direcionado até o site da Receita Federal: 

Observe na imagem abaixo os pontos destacados em vermelho.


Neste primeiro campo você deve informar os 11 números do seu CPF.

Observe que ao chegar ao segundo campo, será necessário informar os caracteres de segurança, que estão no bloco a direita. Observe a imagem cuidadosamente mais uma vez. 

após seguir o 1º e o 2º passo, clique no botão Consultar e assim enceramos o 3º passo da imagem.

Agora que você foi encaminhando até a pagina com as informações sobre a situação do CPF consultado, uma nova área será apresentada como na imagem abaixo. Observe-a e mantenha-a aberta até o termino da consulta, do contrário não será possível prosseguir com a emissão do seu comprovante.


Nº do CPF: Neste campo será confirmada a autenticidade do seu CPF pela Receita Federal. Confira o número!
Nome da Pessoa Física: Aqui você verá seu nome por completo sem abreviações. E o fato de ser física é porque você está consultando o CPF que pertence a pessoas físicas. Caso queira consultar uma pessoa jurídica portadora de CNPJ experimente clicar no link que se encontra ao final deste guia. 
Situação Cadastral: Aqui estará a informação mais importante do comprovante. Ela informará a situação do seu CPF. Fique atento a ela, caso dê suspenso, busque logo regularizar a situação do seu CPF para que não tenha dor de cabeça futuramente com a Receita Federal.
Digito Verificador: Este deverá ser usado posteriormente para que a sua certidão tenha validade.


Na imagem acima, você pode notar que destaquei uma área maior da nossa imagem. Esta área é de extrema importância. Os dados como hora, minutos e segundos sublinhados, assim como o código de controle do comprovante que também está sublinhado serão usados no nosso próximo passo.

Para avançarmos ao próximo passo e confirmar a autenticidade do comprovante da situação cadastral do CPF é necessário acessarmos outra área do site da Receita Federal. Você pode fazer isso clicando no endereço abaixo: 


Você acaba de chegar à pagina onde você vai confirmar a autenticidade do seu comprovante. Observe com atenção a área destacada na imagem abaixo.


Preencha os espaços em branco com as informações obtidas na segunda imagem deste guia. Respeitando exatamente os dados informados. Número por número, sem alterá-los. Feito isso clique em consultar para prosseguir para uma nova pagina.
~> Saiba como consultar o CPF online

Agora que você concluiu todas as etapas, uma janela como a imagem abaixo será exibida. Confirmando que seu comprovante agora é valido e que seu CPF está regularizado como manda a lei. Observe a imagem abaixo:


Veja que este foi o último passo. Na imagem acima você observa que depois de realizar todos os passos citados o Comprovante de Situação Cadastral do CPF está autenticado e válido em todo território nacional. 

~> Saiba como tirar o comprovante de uma pessoa jurídica CNPJ